ABA INTEGRAL

Somos uma clínica voltada à saúde mental, e ao longo dos últimos 18 anos, formulamos diversos projetos customizados para as mais variadas terapias.

Mais recentemente, desenvolvemos e adaptamos uma nova parte de nosso espaço terapêutico, voltado para indivíduos atípicos dentro do espectro autista (TEA), recriando o ambiente de uma residência, onde serão vivenciadas as situações reais do dia a dia para trabalhar de maneira mais eficiente as demandas dos pacientes com suas necessidades especiais.

CASINHA ABA

A casinha ABA, foi concebida para criar os ambientes de uma casa com espaços em tamanho natural dos cômodos: Sala, Quarto, Cozinha, Banheiro, Lavanderia e Quintal

Neste espaço, estruturadamente, serão desenvolvidas as atividades no foco de cada profissional baseado na análise do comportamento e as necessidades específicas de cada criança.


NOSSAS ESPECIALIDADES

Psicologia CARRAO / Terapia ABA CARRAO – análise aplicada do comportamento

É uma modalidade de intervenção terapêutica recomendada pela Organização Mundial de Saúde para casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dificuldades de neurodesenvolvimento de forma ampla.

Seus resultados são demonstrados em estudos científicos do mundo todo.

É, portanto, uma ciência focada em melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida, por meio da mudança de comportamentos.

Os pais são orientados a compreender às necessidades dos filhos e entender a suas angústias para que possam manter os estímulos em casa a importância da continuidade do processo no dia a dia deste indivíduo e é o que garante a consolidação do desenvolvimento adquirido na clínica.


Terapia Ocupacional ABA CARRAO

A Terapia Ocupacional é uma ciência que tem como base o “fazer humano”, sendo uma profissão que pode atuar em todas as faixas etárias que apresentam déficits funcionais, que interferem diretamente em suas atividades de vida diária.

O olhar deste profissional é amplo e aborda as áreas cognitivas, sensoriais, motoras e emocionais.

Fazemos um trabalho integrado com outros profissionais, utilizando os espaços reais como a cozinha, juntamente com nutricionista para vivenciar experiências reais ligada seletividade alimentar, bem como outros espaços, quarto e banheiro para trabalhar na evolução do desenvolvimento da autonomia do indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA).O trabalho é realizado sempre no binômio necessidades individuais e inserção social.


Fonoaudiologia ABA CARRAO

É a ciência que cuida de todos os processos de comunicação humana e seu desenvolvimento.

É de competência do fonoaudiólogo a promoção, prevenção, estimulação e tratamento dos aspectos referentes à linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas mio funcional, orofacial, cervical, deglutição e função auditiva.

Traçamos metas e objetivos específicos de acordo com a necessidade individual e vamos em busca dos resultados quantitativamente e qualitativamente, sem perder uma visão global do indivíduo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

As necessidades serão trabalhadas de maneira ampla inserindo em ambiente natural sempre que possível.


Nutricionista ABA CARRAO

É comum que pessoas do espectro autista apresentem uma seletividade alimentar que pode aumentar o risco de deficiências nutricionais.

Através de estratégias específicas e individualizadas, isso, acaba sendo comum para os indivíduos com perfil TEA, se acostumarem com comidas excessivamente estimulantes como, corantes e açúcares que podem levar a uma  agressão do sistema gastrointestinal gerando sintomas como dor abdominal, diarreia, flatulência excessiva, intolerâncias alimentares, baixa imunidade, entre outros.

O trabalho em conjunto com as demais terapias é de suma importância para ajudar no desenvolvimento equilibrado físico e mental da criança.


Psicopedagogia ABA CARRAO

É uma área de atuação que lida com questões referentes ao processo de aprendizagem  é a junção de conceitos entre a psicologia e pedagogia, atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de dificuldades relacionadas ao aprender.

O psicopedagogo percebe o indivíduo de maneira global: orgânico, corporal, intelectual.

Quando se trata do paciente com o Transtorno de Espectro Autista (TEA), o psicopedagogo com o conhecimento baseado na Análise do Comportamento Aplicada e alinhado com o Analista do Comportamento responsável pelo caso, poderá traçar novos caminhos afim de que este processo seja menos dificultoso ao aluno visando a ampliação do repertório comportamental do indivíduo e diminuição/ou extinção das barreiras comportamentais que impem o aprendizado.


Avaliação Neuropsicológica ABA CARRAO

É um procedimento de investigação clínica que visa esclarecer questões sobre os funcionamentos cognitivo e comportamental dos pacientes.

Para isso, realiza-se uma investigação profunda das funções cognitivas como a memória, a atenção, as funções executivas e a linguagem, visando a compreensão do perfil neuropsicológico do paciente (possíveis déficits e habilidades preservadas), estabelecendo hipóteses diagnósticas e o diagnóstico diferencial.