TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

O que é transtorno do espectro Autismo TEA ?

O autismo é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento. A condição de autismo deve ser analisada por especialistas em saúde mental. Devido às suas grandes particularidades é necessário um aprofundamento na análise dos sinais e sintomas para determinar o grau do transtorno do espectro autista (TEA).

CARACTERÍSTICAS

A maior parte das pessoas autistas apresentam dificuldades em utilizar a linguagem. Os níveis podem variar de acordo com as habilidades de comunicação verbais e não verbais. Até mesmo aquelas pessoas que não têm problemas em articular as palavras, podem demonstrar algumas vezes dificuldades no uso da linguagem de maneira correta, dizer o quer (como por exemplo: quero água).

➢ Comportamentos

Movimentos estereotipados ou repetitivos, agitar as mãos ou estalar os dedos repetidamente, repetir frases ou palavras, alinhar brinquedos, girar.

Normalmente apresenta dificuldades em qualquer mudança de rotina, sendo que pequenas alterações podem gerar uma crise.

Fixação exacerbada por determinado tema, normalmente busca de uma maneira obsessiva conhecimento sobre aquele assunto.

Reação extrema em relação a estímulos sensoriais, ou apatia por alguns estímulos, cheiro, toque, sons.

➢ Autismo tem cura?

O autismo não tem cura, porém tem tratamento para trabalhar os déficits, melhorando as habilidades no desenvolvimento de cada fase da vida.

O quanto mais cedo se iniciar o tratamento maiores chances de obtenção de resposta aos estímulos cerebrais.

➢ Quais são as causas do autismo?

A comunidade médica acredita que fatores genéticos representam cerca de 90% das causas do autismo, enquanto fatores ambientais seriam responsáveis pelos restantes 10%.

Apesar da genética ter o maior papel nessas causas, nenhuma alteração genética específica é apontada.

Não se pode apontar uma causa única e determinante  para o autismo na infância.

O que se sabe hoje é que o autismo é resultado de uma série de alterações no funcionamento normal do cérebro.

Como é realizado o diagnóstico Transtorno do Espectro do Autista (TEA).

O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de entrevistas com os pais ou cuidadores. Porém para entender o grau de comprometimento, se há uma deficiência intelectual, será necessário um aprofundamento maior nas investigações através de exames complementares como neuropsicólogo entre outros.

➢ Principais sintomas do Transtorno do Espectro Autista leve.

Relacionamento interpessoal distante; riso inapropriado; não olhar nos olhos; frieza emocional; poucas demonstrações de dor; gostar de brincar sempre com o mesmo brinquedo ou objeto; dificuldade em se focar numa tarefa simples e concretizá-la; apresentar preferência por ficar só do que brincar com outras crianças; não ter, aparentemente medo de situações perigosas; ficar repetindo palavras ou frase em locais inapropriados; não responder quando é chamado pelo nome como se fosse surdo; acessos de raiva repentinos; dificuldade em expressar seus sentimentos.

➢ Como é realizado o tratamento do paciente com transtorno do espectro autista?

O tratamento deve ser feito através de uma equipe multidisciplinar:  Fonoaudióloga, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional e Psicopedagoga, entre outras para necessidades específicas.

A maioria dos autistas necessitam do auxílio para a realização de algumas tarefas, mas com o tempo, a partir de intervenções acertadas serão capazes de adquirir independência para realizar a maioria das atividades de vida diária. Porém a autonomia vai depender do seu grau de comprometimento do quadro paciente . Um trabalho realizado com metas realísticas é de suma importância para evitar frustrações na vida adulta.

Assim, quanto mais precocemente se detectar e se engajar em terapias coordenadas, resultarão em benefícios crescentes ao longo do desenvolvimento da pessoa.

Fale Conosco / WhatsApp